Sul do Maranhão

 
Chapada das Mesas
A região sul do Maranhão esbanja belas paisagens, enriquecidas por cachoeiras e trilhas ecológicas. O Sertão maranhense esconde os cerrados mais preservados do Brasil e apresentam paisagens de grande beleza. Algumas das principais cidades da região são: Imperatriz, Açailândia, Balsas, Carolina, Estreito, Porto Franco, Tasso Fragoso, Grajaú.

Carolina 

Localizada as margens do rio Tocantins, a cidade cujo nome homenageia a Imperatriz Carolina Josefa Leopoldina, é hoje é o principal simbolo histórico da região tocantina. Os primeiros sinais dos colonizadores brancos que vieram em expedições para capturar índios que seriam usados na tentativa de descobrir ouro. No ano de 1625 vieram os jesuítas, mas o primeiro lugarejo só foi fundado em 1809. Em 1832, os habitantes emigraram em quase sua totalidade para o povoado a dezesseis quilômetros abaixo da foz do rio, onde está hoje situada. A cidade de Carolina foi elevada à categoria de município em 8 de julho de 1859.

Balsas 

Neste município, apontado como novo eldorado da agricultura maranhense, empresários e empregadores se preocupam com a preservação do meio ambiente, orientados pelo poder público municipal. Isto faz de Balsas um modelo de desenvolvimento sustentável. Lá, o agro-negócio movimenta cifras nunca vistas no Maranhão, além de criar novos postos de trabalho e oportunidades para o balsense e aos que por ali portam.

Localizado no serrado maranhense, por si só, já traduz uma forma variada de vida, com ecossistema riquíssimo, onde se destacam as cachoeiras de Macapá com quedas de água de 80 metros, cachoeiras de Três Marias, balneários de Santa Luzia e Aldeia. Há também os rios Maravilha e Balsas, que atraem milhares de pessoas, que se deleitam em suas águas mornas que despertam a atração de turistas em toda a orla.

Religiosidade é mais uma marca do balsense. O festejo do padroeiro de Balsas, Santo Antonio, acontece de 1° a 13 de julho. Além desse evento, ainda são realizadas a Festa do Divino, Festa de Reisado, festejos de São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida entre outras. Mais uma festa que já está inserida ao calendário do município é a Semana Farroupilha, manifestação típica do sul do país, trazida pelos imigrantes gaúchos.


























Açailândia